(conteúdo)

Gramado resgata sua essência com movimento cultural e educativo inspirado na hortênsia

Durante o lançamento do 37º Festuris, o Projeto Hortênsia foi apresentado oficialmente. Na foto: Luia Barbacovi, vice-prefeito de Gramado; Luciana Thomé, curadora do projeto; Marta Rossi, CEO Festuris; Beatriz Gehlen empresária que idealizou o projeto; Ike Koetz, presidente da Câmara de Vereadores de Gramado; e Eduardo Zorzanello, CEO Festuris

Gramado está prestes a viver um novo capítulo de valorização de sua história e identidade cultural com o Projeto Hortênsias - uma iniciativa que vai muito além de ampliar o embelezamento da cidade. Durante o lançamento do 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, o Projeto Hortênsia foi apresentado oficialmente.

Com lançamento programado para o Festuris 2025, em novembro, dentro do tradicional Espaço Luxury, o projeto propõe um movimento de resgate da essência gramadense, tendo como inspiração a flor que transformou a cidade em um dos destinos turísticos mais encantadores da América do Sul: a hortênsia.

Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto visa fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade, conectando o passado, o presente e o futuro de Gramado por meio de ações educativas, culturais e sociais e, naturalmente, aliando tudo à economia do turismo que tornou o destino em referência mundial.

Um dos pilares do Projeto Hortênsias é a integração com a rede de ensino da cidade. Alunos das escolas gramadenses participarão de atividades que incluem a distribuição de materiais didáticos, oficinas e conteúdos sobre a importância da hortênsia como símbolo local e do bem receber os visitantes. A iniciativa visa construir um legado cultural desde a infância, conectando gerações por meio da flor que moldou a identidade da cidade.

Além disso, estão previstas ações de plantio de hortênsia, criação de um livro infantil e um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e a valorização do conhecimento local.

 

Um novo movimento para Gramado

O Projeto Hortênsias conta com o apoio de importantes nomes da comunidade, empresários e autoridades que estarão relacionados como madrinhas e padrinhos. Está firmada parceria com a Prefeitura de Gramado, o Hotel Bavária e o Festuris.

“Conheci Gramado com quinze anos. Minha impressão de encanto foi imensa, as hortênsias estavam em flor. Para mim, a cidade dos sonhos. Meu desejo é que Gramado e comunidades vizinhas que fazem parte da região, se unam num mesmo objetivo: tornar a região cada vez mais linda e mais repleta de hortênsia”, refere Beatriz Gehlen, idealizadora do projeto.

“O que queremos é criar um movimento de resgate e valorização da identidade do turismo e da hospitalidade gramadense, inspirados na hortênsia. Essa é uma iniciativa que une tradição, inovação e educação, com o olhar voltado para um futuro sustentável e culturalmente enraizado”, enaltece a curadora Luciana Thomé.

Com ações programadas ao longo de todo o ano, o Projeto Hortênsias se propõe a ser muito mais que uma celebração estética. “É uma ação de resgate profundo, emocional e social, que pretende reacender o orgulho de ser gramadense e deixar um legado duradouro para as próximas gerações”, enfatiza Marta Rossi, CEO do Festuris. 

Marta Rossi, Beatriz Gehlen e Eduardo Zorzanello

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Gustavo Merolli/Festuris

(Continue sua leitura)