A primeira movimentação na pista de pousos e decolagens do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre está marcada para às 8h10 de segunda-feira, dia 21. A chegada do voo da Azul vindo de São Paulo será emblemática, pois marca um dos momentos mais aguardados pela economia rio-grandense. A pista foi interditada no dia 3 de maio, por causa da enchente que afetou o estado.
Todas as instituições representativas da cadeia turística da Região das Hortênsias, bem como os estabelecimentos que atendem os turistas, aguardam com ansiedade a reabertura do quadro de voos do Aeroporto Salgado Filho. A retomada significa um incremento significativo para todo o setor econômico gaúcho.
Nas últimas semanas a média de voos na Base Aérea de Canoas vem sendo de 22 por dia. Na semana que vem, a expectativa é realizar diariamente pelo menos 128 voos no Salgado Filho. Para o primeiro dia de funcionamento estão confirmados 71 voos. Inicialmente a pista vai receber pousos e decolagens das 8h às 22h.
No último final de semana, entre os dias 11 e 13, a Polícia Federal realizou uma averiguação nas instalações do Aeroporto. Foram visitados os cerca de 72 mil metros quadrados que incluem a sala de embarque, lojas, áreas restritas, pátio e fingers. O objetivo do trabalho é garantir a segurança dos usuários.
As equipes que atuam no Salgado Filho já participam de treinamentos de segurança para estar tudo alinhado na segunda-feira. Além de reconstruir a pista de pouso e decolagem, foi necessário demolir e reconstruir o piso no setor de bagagens, promover reparos nos sistemas elétrico e eletrônico, nos sistemas de alarme e incêndio, troca de mobiliário nas áreas afetadas, e reparos em seis escadas rolantes e 15 elevadores.
No ano passado, 7,5 milhões de passageiros passaram pelo Salgado Filho. No piso 1 do aeroporto, que foi totalmente afetado, atuam mais de 30 empresas parceiras e todos os 120 ambientes precisaram ser recuperados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva era aguardado para uma inauguração simbólica no dia 18, entretanto ele desistiu da agenda e será representado pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e pelo ministro de Comunicação Social Paulo Pimenta. O motivo da desistência não foi divulgado.
GRAMADO – Na cidade que tem 86% da sua economia movida pelo turismo, a reabertura do Aeroporto vai significar uma virada de chave. Todo o trade, especialmente o setor hoteleiro, contam as horas para esse incremento na movimentação. A operação é retomada três dias antes de iniciar a programação do Natal Luz e a 18 dias da abertura do Festuris, que são os principais eventos de Gramado neste fim de ano.