Azul assina acordo para comprar Avianca Brasil

Marta Rossi (CEO da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos)

A Avianca Brasil assinou nesta segunda-feira, dia 11 de março, um acordo de venda de parte da empresa para a Azul. A ação acontece após a Avianca Brasil entrar em recuperação judicial. A venda foi adquirida pelo valor de US$ 105 milhões (aproximadamente R$ 420 milhões), através de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI). Isso faz com que a dívida não seja assumida pela Azul, ou seja, o acordo é vinculante e o processo de aquisição de UPI está sujeito a diversos critérios. A expectativa é que o processo dure 3 meses.

Além dos ativos, a venda inclui 30 aeronaves e 70 slots (autorização de pousos e decolagens). Conforme a Azul, no pacote estão inclusos slots nos Aeroportos de Congonhas e Guarulhos, o que coloca a empresa em posição de disputa com Gol e Latam.

A Azul é atualmente a terceira maior companhia aérea do Brasil e possui apenas 5% dos slots diários de Congonhas, em contrapartida à Avianca Brasil, que possui quase 8%. A Azul, assim, aumenta o mercado, porém ainda fica longe de Latam e Gol, que dividem 80% dos slots neste terminal.