A Brigada Militar estreou como participante expositora do Festuris - Festival Internacional de Gramado, durante a 37ª edição. A proposta é aproximar a segurança pública do turismo - segmentos que andam lado a lado e fazem do município um dos mais seguros do Brasil.
"Tivemos uma reunião com o Eduardo e a Marta, onde trouxemos a ideia, que até copiamos do Paraná, que esteve na Feira de Madrid, com um painel, porque hoje, muito mais do que infraestrutura num destino, é necessário que tenhamos segurança. Então, eles entenderam que era oportuno e que deveríamos ter esse espaço para a Brigada Militar, através do Batalhão Turístico", explica a major Claudia Maldaner, Chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Militar (CRPO-Hortênsias).
Maldaner também realizou uma mentoria durante o Festuris. "Justamente para trazermos a questão da hospitalidade, porque quando o visitante vem para uma região, se ele tiver contato com algum órgão de segurança, também vai refletir no que vai falar. Somos uma vitrine em vários quesitos e a segurança é um dos definidores da vida", pontua.
A major destaca que tem sido uma experiência interessante. "Segurança pública não se faz somente com órgãos institucionais, mas com toda a comunidade. A imprensa é importante, o guia turístico, porque vê muita coisa, o recepcionista do hotel que pode ter um feeling, enfim. Essa proximidade ajuda a transformar o destino em acolhedor”, acrescenta.
No estande, uma participação especial ocorreu na tarde de sexta-feira: dois cães policiais do Canil da Brigada Militar de Porto Alegre estiveram presentes. "Foi um sucesso, a gente tem o canil e os cavalos, e optamos por trazer os cães para ter essa divulgação da imagem institucional da Brigada Militar. Eles são cães de faro, e foi uma oportunidade do trade também se aproximar", finaliza.
Texto e fotos: Festuris/Divulgação



