(conteúdo)

ESG é mais do que sustentabilidade

Feira de turismo de Gramado prossegue com processos responsáveis e busca evoluir cada vez mais em práticas sustentáveis

Um dos principais pilares que formam o Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado é a responsabilidade com o seu meio. Por isso, a feira cumpre diversos processos ESG, além de possuir procedimentos que buscam cada vez mais um amanhã mais sustentável e valorizam o seu bem mais precioso, o capital humano. 

O desenvolvimento turístico e os princípios de ESG estão ainda mais interligados, impulsionando uma abordagem mais sustentável no setor de turismo. Assim, a edição de 2023 do evento contou com várias estratégias ambientais pré, durante e pós feira, como a implementação de convites digitais, conscientização do descarte e desperdício das credenciais, descarte das lonas e materiais das montagens, entre outras ações. O Festuris também possui, desde 2015, o Projeto Árvore da Integração, que tem como objetivo lançar um olhar sobre as boas iniciativas públicas e privadas de sustentabilidade, que têm contribuído para o desenvolvimento do turismo em seus destinos e tem o Espaço Green Experience, focado no turismo verde. 

Mas, como sabemos, ESG não se trata apenas de relacionamento ecológico, mas do meio como um todo. Por isso, a grande feira de negócios turísticos das Américas possui compromisso social, tendo parceria com organizações locais, onde apoia projetos sociais, como com a APAE Gramado, empregando durante o evento usuários da entidade na equipe de trabalho, e com a startup focada na sustentabilidade, SEMEAHRIS, que treina e prepara os profissionais que trabalham dentro da feira, entre outras atividades. É valido ressaltar ainda que, o Festuris contou com a Bah Negócios, empresa focada na consultoria de práticas ambientais nos meios sociais.  

A fim de que as ações executadas estejam sempre alinhadas ao interesse público, o Festuris tem uma governança responsável, disponibilizando materiais digitais sobre ESG, incluindo também esse painel na grade de conteúdo do Meeting e praticando demais formas de incentivo e divulgação sobre esse assunto. 

Assim, percebe-se que essas práticas possuem grande peso nas decisões de muitos turistas na hora de optar pelo destino desejado, além disso, coloca protagonismo nas comunidades, onde o empreendimento turístico está situado. Em decorrência disso, essas ações são consideradas estratégias éticas e necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos. Fato este que deve ser considerado não somente pelas empresas que atuam nesse ramo, mas todas que almejam ter responsabilidade social, corporativa e de governança.  

(Continue sua leitura)