A Academia Gramadense de Literatura e Artes - AGLA, tem nova diretoria liderada pelo escritor Marco Antônio Lopes Ferreira. Ele substitui no cargo o também escritor, Romeo Ernesto Riegel. “Estão reunidas na AGLA, as pérolas da cultura de Gramado”, manifestou Marco Antônio, na cerimônia de posse ocorrida na última semana, nas dependências da Sociedade Recreio Gramadense.
Marco Antônio tem nove obras escritas, duas já lançadas em Gramado, e prepara mais dois lançamentos para este ano.
A Academia Gramadense de Letras e Artes é uma associação legalmente constituída e oficialmente vinculada à Sociedade Recreio Gramadense em uma parceria formal, o que a faz componente oficial do clube.
Além dos integrantes da associação, participaram do ato o secretário de Cultura, Joe Cardoso, o vereador Professor Daniel (representando o Poder Legislativo), a presidente da Recreio, Gabriela Michaelsen, além de lideranças locais.
INTEGRANTES DA DIRETORIA
Presidente - Marco Antônio Lopes Ferreira
Vice-presidente - Rita Márcia Gil
Tesoureiro - Pepeu Gonçalves
Secretária - Sônia Schlee
Conselho Consultivo
Iraci Casagrande Koppe
Sebastião Fonseca de Oliveira
Débora Irion
Conselho Fiscal
Marta Rossi
Allan John Lino
Olinda Allessandrini
Marco Antônio vivência Gramado há 40 anos
Nascido em Volta Redonda (RJ), Marco Antônio convive com Gramado há 40 anos, e está radicado definitivamente há 14 anos.
É advogado há 42 anos, pós-graduado em Direito Ambiental. Foi assessor da presidência da 5ª Subseção da OAB-RJ; assessor Jurídico da Cúria Diocesana do Sul Fluminense (RJ); atuou em grandes empresas dos ramos de energia e siderurgia, além de trabalhar em instituições sociais e assistenciais do Rio de Janeiro.
Em Gramado foi membro do Conselho de Cultura e membro do Conselho Municipal de Publicidade e Propaganda - COMPRUG. Ainda em Gramado, coordena dois grupos que desenvolvem atividades comunitárias, uma internacional na área da ufologia, e outra na área da espiritualidade.
Na AGLA, ocupa a cadeira nº 11 - Literatura.