Mãos, literalmente, na terra. A 14ª Árvore da Integração do Festuris foi plantada. Em cerimônia especial realizada durante o 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo, a empresa reconhecida neste ano com a homenagem foi a Localiza & Co.
Participaram do plantio os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello; o secretário de Agricultura de Gramado, Eliezer Nascimento; João Augusto Machado, presidente da ABAV-RS; Maria Shaw, presidente do Fórum Iberoamericana de Periodistas de Turismo; e Marlisa Borges, filha do Vilson Sierra, idealizador do ato, e o gerente de sustentabilidade da Localiza, Fernando Vilela, entre outras autoridades.
Uma muda de araucária foi plantada em frente ao pavilhão principal, no Serra Park. "Olhem e apreciem a natureza. Sentimos muita gratidão por acreditarem e fazerem disso uma realidade. Das chuvas ressurgimos e aqui estamos para dar continuidade. E este ato tão importante, implantado desde 2015, é uma das práticas de ESG da nossa empresa. Começou com a Tela Tomazeli, com o Gramado de Bicicleta, outras tantas pessoas e marcas importantes passaram, e hoje temos a felicidade de outorgar o reconhecimento à Localiza", relata o CEO Eduardo Zorzanello.
A CEO Marta Rossi destacou a parceria entre a feira e a Localiza. "Gratidão, pela sensibilidade e por sempre estarem conosco. Esse momento para nós é emblemático, porque aqui se solidificam as relações, através das raízes e dos frutos que o pinheiro dá. Isso é o fortalecimento daquilo que falamos do Festuris, que é muito mais que uma feira de negócios. É uma plataforma de experiências, que provocam negócios, conexões, mas principalmente, as pessoas que vêm, têm alegria de estar aqui. É uma feira que tem alma e afeto e isso é por causa de todos vocês, que acreditam e investem", alegra-se.
O gerente de sustentabilidade da Localiza, Fernando Vilela, foi quem recebeu a homenagem. "Em nome da Localiza, gostaria de agradecer esse reconhecimento, para a gente é muito importante. Lá em 2017, nós tornamos o ESG uma escolha estratégica. E hoje estamos colhendo esse reconhecimento", diz.
"A Localiza tem 51 anos e já nasceu trazendo conceito de sustentabilidade, com as condições atuais, com a migração da posse para uso compartilhado. O carro não fica parado na garagem. E em 2017 a gente resolve dar uma acelerada nessa agenda, se torna signatário do pacto global da ONU no Brasil e ali tem uma virada de chave muito grande", complementa o gerente.
A empresa argumenta que o pensamento é a longo prazo. "Na Localiza temos uma estratégia totalmente descentralizada, mas pegamos toda a agenda e permeamos por toda companhia. Temos 10 temas materiais, previsões atmosféricas, gestão de água, segurança no trânsito, desenvolvimento social, gestão de energia, gestão de resíduos, direitos humanos. E a área de sustentabilidade faz a parte do gerenciamento, acompanha, desafia, faz melhores práticas. E isso empodera os mais de 20 mil colaboradores para pensarem em sustentabilidade todos os dias", explica.
Para o representante da locadora, é memorável a junção de duas grandes marcas reconhecidas nacionalmente. "O Festuris, um dos maiores eventos de turismo do Brasil, e a Localiza, uma das maiores locadoras da América Latina, juntaram-se, são duas propostas grandes. E estamos aqui para prestigiar o turismo, principalmente o turismo regenerativo, onde a gente consegue explorar sustentabilidade em todo o País."
A Localiza é uma parceira do Festuris há mais de uma década. Nos últimos quatro anos, traz os carrinhos elétricos para a mobilidade e deslocamento dos participantes do evento.
Quem também se manifestou foi o secretário da Agricultura Eliezer Nascimento. "A gente percebe o brilho no olhar de cada pessoa que participa do Festuris e o quanto essa integração entre todas as entidades representa. E cada vez que a gente passa por alguém no corredor e vê com uma árvore ou hortênsia na mão, é uma simbologia incrível”, revela.
Sobre a Árvore da Integração
O projeto surgiu em 2015, a partir do jornalista Vilson Sierra, então membro do Fórum Iberoamericano de Periodistas, com o objetivo de promover a integração entre os destinos e instituições e também pessoas físicas, que realizam projetos sustentáveis voltados à preservação ambiental. O Festuris tem em seu DNA viés com foco em práticas sustentáveis e abraçou o projeto o transformando em realidade.
Agora, são 14 araucárias plantadas no local. Em 2025, uma grande celebração marcará a primeira década do projeto.
A escolha pela araucária se deve à importância da espécie para a natureza nativa. Ela desempenha um papel crucial no desenvolvimento da mata atlântica, servindo de abrigo para diversos animais e aves. Produz a semente tão querida pelos gaúchos entre outono e inverno, o pinhão. Possui uma resistência, onde pode passar de mais de 200 anos de idade e pode chegar a 50 metros de altura.
"A cada ano, um novo parceiro se estende ao nosso projeto com essas raízes profundas. São quase 10 anos e com certeza, quando estivermos mais velhinhos, várias outras árvores estarão muito maiores", agradece Zorzanello.
DIPLOMA ESPECIAL - Marta Rossi e Eduardo Zorzanello receberam um certificado do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turista, através das mãos da presidente Maria Shaw, em agradecimento pela parceria, união e momentos importantes vividos no Festuris, que foram levados de Gramado para o mundo.
Texto e foto: Comunicação Festuris | fernando@rossiezorzanello.com.br