Promover destinos e mostrar cidades além do turismo tradicional foi tema de coletivas na Sala de Imprensa durante o 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado. No dia 8, o espaço recebeu jornalistas e representantes de vários municípios, para presenciar uma apresentação sobre o cenário gaúcho no pós-enchente.
Uma das cidades severamente atingidas foi Porto Alegre. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júlia Evangelista Tavares, teve a oportunidade de apresentar a capital dos gaúchos para comunicadores de todo o País.
Na Feira de Negócios, POA trouxe diversos atrativos para os visitantes conhecerem, entre eles, vinhos e cervejas produzidas na capital. Para Júlia, participar do Festuris é importante pelo momento atual.
"Porto Alegre se encontra em um momento de retomada do turismo. E a cidade é uma porta de acesso, o aeroporto é um dos maiores do Brasil, com uma malha robusta. Estamos operando de forma parcial, com 70 a 100 voos por dia, mas em dezembro retomamos com tudo", afirma.
Outro grande atrativo de Porto Alegre é ser a única cidade do Sul com consulado geral dos Estados Unidos, onde a comunidade pode fazer visto.
"A cidade está em uma localização estratégica, em menos de 2h pode-se ir para a Serra e Litoral. Fica há poucas horas de carro do Uruguai, com conexão também para a Argentina e rápida conexão com praias de Santa Catarina", reitera.
Para ela, a importância da área geográfica está na visitação que se dá e que é possível, diferente de outros municípios. "A localização permite que o turista fique 2, 3 dias e após siga viagem para Serra, por exemplo. Hoje, temos uma hotelaria diversa, com 15 mil leitos", explica.
Júlia também destacou a revitalização da orla, com espaço privilegiado e integração com o Rio Guaíba. "A revitalização é uma influência nas melhorias de infraestrutura turística, com hotéis novos e aqueles do Centro Histórico, Moinhos de Vento e Cidade Baixa. O retrofit tem ocorrido", argumenta.
Para ela, "a cidade se reflete no lago e o pôr do sol é um dos momentos que nos conecta". A reabertura do Cais Embarcadero deve auxiliar no retorno da movimentação turística.
Porto Alegre tem sua economia turística fortemente ligada ao turismo de negócios e também ao mundo esportivo, por ser casa da dupla Gre-Nal.
Texto: Comunicação Festuris | fernando@rossiezorzanello.com.br
Foto: Festuris Gramado/Divulgação