(conteúdo)

Retomada das operações do Salgado Filho é alento para o turismo gaúcho

Vinte e um de outubro de 2024. Esta é a data que a Fraport Brasil vai retomar, em pista reduzida e de forma parcial, os pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

Vinte e um de outubro de 2024. Esta é a data que a Fraport Brasil vai retomar, em pista reduzida e de forma parcial, os pousos e decolagens no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. O pedido foi protocolado nesta segunda-feira (29), junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica. 

A obra de recuperação da pista está em andamento e será encerrada antes do dia 21 de outubro. Assim que os trabalhos forem concluídos a estrutura passará por uma avaliação técnica com testes de sobrevoo com um avião da Força Aérea Brasileira.

A pista ficou submersa por 23 dias, fato inédito na aviação mundial e que demanda a análise rigorosa dos danos causados pelas águas. Então, pela complexidade, o projeto de recuperação da pista foi dividido em três fases. A primeira, que focou na limpeza e avaliação de danos, está concluída, e a análise apontou a necessidade de reconstrução de uma parte.

A fase dois está em andamento. Esta etapa é a recuperação das áreas necessárias para retomada da operação efetiva de pousos e decolagens e abrange repavimentação de uma parte da pista principal, que tem um total de 3,2 mil metros. Outro local projetado é o Pátio 1 onde as aeronaves ficam estacionadas. A área onde os aviões podem rodar (taxiar) também receberá novo pavimento.

A fase 3 iniciará em outubro, nas áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Assim, não haverá interferência na operação de pousos e decolagens do aeroporto. Também será feita a fresagem do pavimento, preparando-o para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, além das taxiways e pátio, fundamentais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.

O PROCESSO DE RETOMADA – Em outubro devem ser reativados em média 50 voos por dia, 350 por semana. A operação plena do aeroporto está prevista para dezembro, com o reinício dos voos internacionais. 

Para o Rio Grande do Sul não ficar completamente sem ligação aérea a alternativa paliativa passou a ser a Base Aérea de Canoas que iniciou ainda em maio, operações com 49 voos semanais e em julho ampliou para 87.

A medida emergencial atendeu em maio, em Canoas, 8,6% do movimento registrado em abril no Salgado Filho. Em número de passageiros, em junho, apenas 45.850 pessoas circularam em Canoas, uma queda de 490.395 em comparação com abril.

Nos oito aeroportos da malha emergencial, foi registrado um aumento de 108.397 passageiros no mesmo período. No entanto, esse aumento representou apenas 22,1% do que havia na capital.

A título de comparação, no primeiro semestre de 2019, a média diária de voos era de pouco mais de 200. A pandemia de Covid-19 derrubou a estatística e nos períodos seguintes a palavra de ordem era “retomada”. Em 2022, ainda longe dos números da pré-pandemia, o primeiro semestre registrou uma média diária de 178 voos no Salgado Filho.

“A gente comemora a cada dia as informações positivas que chegam em relação ao processo de retomada do RS. No nosso caso, aqui em Gramado, é crucial o funcionamento do Salgado Filho. E mais do que isso, o aeroporto representa, não só para o turismo, a grande alavanca de ligação e logística do Rio Grande do Sul com o mundo. Nós estamos motivados e felizes com essa reabertura. Isso significa muito para a economia do RS”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

As vendas das passagens aéreas para o Salgado Filho ainda não têm data para serem retomadas. A organização do Festuris vai manter operações de logística e transporte nos aeroportos de Caxias do Sul e Florianópolis.

SOBRE O FESTURIS - O Festuris - Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Em 2023, vieram 2500 marcas, 15 mil participantes e 40 destinos internacionais. Ocupou três pavilhões que totalizaram 27 mil metros quadrados de área. A edição deste ano ocorre de 7 a 10 de novembro.

Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Foto: Fraport/Divulgação

(Continue sua leitura)