Os imigrantes de todas as nacionalidades que chegam na Região das Hortênsias para iniciarem uma nova vida, estão tendo a oportunidade de aprender a língua portuguesa e aproximar-se da cultura brasileira por meio de um projeto de inclusão oferecido pela unidade de ensino superior da Unopar Anhanguera.
O projeto, denominado “Abrindo Portas aos Imigrantes: Linguagem, Inclusão e Cultura”, foi apresentado durante o 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizado no Serra Park. No estande, a instituição apresentou o programa que está sendo desenvolvido desde 2020 e que já beneficiou mais de 80 imigrantes, e também os cursos de graduação EAD direcionados às áreas de turismo e eventos.
O “Abrindo Portas aos Imigrantes” tem o objetivo de ensinar aos estrangeiros o básico da Língua Portuguesa, para habilitá-los a realizarem atividades cotidianas como: fazer a carteira de trabalho, solicitar informações, procurar emprego ou buscar atendimento médico, além da socialização. Tudo desenvolvido dentro de uma metodologia elaborada exclusivamente para este grupo.
As aulas são ministradas semanalmente, com duas horas de duração. Também ocorrem encontros extras com oficinas de trocas culturais e de saberes entre os imigrantes e a comunidade local.
As instituições parceiras deste projeto são a Universidade Unopar e UNIDERH; Rotary Gramado; Cáritas da Paróquia São Pedro; e Associação Cultural Etnias de Gramado. A Unopar tem sede em Gramado desde 2008, oferecendo diversos cursos de extensão e de graduação.
Texto: Ilton Müller | fernando@rossiezorzanello.com.br
Foto: Festuris Gramado/Divulgação