Turismo sempre foi uma pauta importante no desenvolvimento econômico das regiões, na qualidade de vida das pessoas e uma forma de propagar culturas e costumes.
As viagens sempre transformam vidas, ajudam a desligar do dia a dia, a conhecer lugares, pessoas e histórias.
Melhorar o desempenho do turismo como um sistema que é interrelacionado com economia, bem-estar, lazer é fundamental no desenvolvimento de lugares e sociedades.
Ouso da tecnologia pode ajudar de diversas formas e setores, levando maior agilidade na tomada de decisão seja pelo poder público, privado ou no direcionamento de investimentos e ofertas para os turistas.
A Inteligência artificial está no centro das atenções de todos os setores e países, sendo ainda um mistério para muitos e um desejo para outros. Mas o que é IA? Inteligência Artificial refere-se a sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam (Big data). A grande vantagem é que a IA pode analisar grandes volumes dedados e tomar decisão de forma mais precisa e rápida, onde nós poderíamos levar dias ela faz em segundos.
“...quando se trata de entender nosso futuro com a IA, somos todos crianças no jardim de infância. Estamos cheios de perguntas sem respostas, tentando analisar o futuro com uma mistura de admiração infantil e preocupações adultas.” Kai-Fu Lee.
Uma alerta importante é que IA não é necessariamente um sistema de informações que responde de forma precisa a tudo, ela precisa ser alimentada com grandes volumes de dados, passar por um processo de tratamento e após isso gerar informações para tomada de decisão.
Todo esse processo inicia com a pergunta certa, saber o que se busca descobrir é o primeiro passo para uma orientação para IA. E os gestores do turismo precisam saber fazer a pergunta certa, descobrir como conseguir os dados importantes para ajudar no processo e depois disso se utilizar de algoritmos de machine learning que conduzirão as respostas.
Em um mundo onde tudo acontece muito rápido, as mudanças são visíveis e todos precisamos nos adaptar, tendo de alguma forma que utilizar a IA para tomar melhores decisões sejam econômicas ou sociais, assim diminuindo erros e potencializando resultados.
No turismo não pode ser diferente, algumas perguntas que rodam o setor: Como atrair mais turistas, como fazer ele ficar mais tempo, como atender de forma que não prejudique o local, como e onde investir melhor, quais políticas funcionam melhor, dentre outras questões a IA pode ajudar a responder a grande maioria delas de forma rápida e assertiva.
A criação de sistemas de inteligência turística podem ser o grande impulsionador desse desenvolvimento, onde o acesso as informações beneficiarão o turista e ao trade.
Um exemplo é o entendimento de fluxo de turistas, sazonalidade, gostos, onde pode-se ofertar melhores serviços, planejamento urbano, capacidade de atendimento e inovações.
De fato, a IA está em constante evolução e o Turismo pode e deve se beneficiar disso, buscar parcerias com startups que tem foco no setor, conhecer o funcionamento e as possibilidades, seja através de consultorias, workshops, benchmark, ser curioso e principalmente aberto a inovação. Isso é um mundo novo, e este mundo vai mudar muito a forma como trabalhamos, nos relacionamos e decidimos os próximos passos de nossos negócios, cidades e turistas.
EduardoPezzi (@edupezzi)
Mestre e especialista em Turismo e Marketing, Especialista em Data Science e Marketing Analytics, pensador exponencial pela Singularity University.