2021, um ano de oportunidades para o turismo regional

Cantina Tonet

Se 2020 foi um ano de desafios e aprendizados para o setor do turismo, 2021 inicia com a perspectiva de oportunidades. Após uma queda expressiva no movimento, em decorrência da pandemia de covid-19, hotéis, restaurantes, vinícolas e outros empreendimentos do trade aos poucos têm retomado as atividades, seguindo os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias para evitar a propagação do novo coronavírus.


O avanço da vacinação, que poderá representar um pouco mais de tranquilidade à população, enche de boas expectativas empresários como Ângelo Márcio Tonet, proprietário da Cantina Tonet, que atua no enoturismo há 19 anos na Linha 40, em Caxias do Sul. 


“Nunca esperamos que acontecesse o que aconteceu. Tivemos que nos reinventar. Acredito que lá por meados de junho, julho já teremos a segunda dose da vacina para mais pessoas e elas comecem a sair mais de casa, movimentando um pouco mais o turismo. Acho que vamos ter uma retomada muito boa. Pessoal está cansado de ficar em casa, e a vacina dá uma aliviada”, afirma Tonet.


Segundo ele, 2019 foi um dos melhores anos para a Cantina Tonet no que se refere ao enoturismo. “Chegamos a receber 152.300 turistas no ano retrasado. Em 2020 não alcançamos 30 mil. Para ser mais exato, foram cerca de 28.920 visitantes. De março a junho ficamos praticamente parados”, resigna-se.


Com restrições para viagens internacionais e mesmo para longas distâncias dentro do Brasil, Tonet salienta que turistas que têm apostado em deslocamentos mais curtos, de 200km a 400km, têm visitado bastante a Serra Gaúcha, em busca de atrativos como belezas naturais e os vinhos e espumantes que são uma das marcas registradas da região. 


“Caxias tem tudo para voltar a ser forte no turismo. Há diversas entidades envolvidas nesse sentido, tanto públicas quanto privadas”, afirma, citando Sebrae, CIC e Secretaria do Turismo.


Recentemente, empresários vitivinicultores e empreendimentos turísticos, em sua maioria vinícolas com restaurantes, se uniram para lançar o destino turístico Passo do Vinho, com atrações em Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul e Nova Pádua. Durante o passeio, é possível colhe a fruta direto das videiras, pisar a uva como faziam os antigos imigrantes italianos e degustar produtos como vinhos, espumantes e sucos.


Outro segmento que tem atraído visitantes a Caxias do Sul são as cervejarias artesanais. “Os estabelecimentos noturnos e hotéis estão bastante empenhados em atender a todos da melhor forma”, enaltece Tonet. “A ascensão do Esporte Clube Juventude para a Série A do Campeonato Brasileiro também dará uma ótima visibilidade para a cidade”, vislumbra.


O gerente de relacionamento da Sicredi Pioneira RS, Daniel José Hillebrand, afirma que a cooperativa pode contribuir com os empreendedores do turismo de diversas formas, seja por meio de soluções financeiras, como crédito, aplicações e meios de pagamentos, seja por meio de materiais de pontos de venda e parcerias com entidades de classe que contribuem diretamente com os negócios. 


“Como a atuação da cooperativa é regional, torna-se um elo que promove conexões de negócios do segmento, inclusive como indutora do turismo regional. É claro que o crédito é fundamental para os empreendedores. Além da linha de crédito próprio ao turismo, com carência de um ano e capital de giro com seis meses de carência, também oferece linhas de crédito repassadas como BNDES, Pronaf e Fungetur”, explica Hillebrand.


Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 Estados e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. A área de atuação da Sicredi Pioneira RS é composta por 21 municípios: Alto Feliz, Canela, Caxias do Sul, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Gramado, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Morro Reuter, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo, Picada Café, Portão, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Francisco de Paula, São José do Hortêncio, São Leopoldo e Vale Real.