O turismo do Rio Grande do Sul começou o mês de abril em alta. Às 22h38 desta terça-feira, dia 1º de abril, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu o primeiro voo direto de Lisboa desde as enchentes que atingiram o estado em maio do ano passado. A rota que liga as capitais gaúcha e portuguesa volta a operar, a partir de agora, com as tradicionais três frequências semanais pela TAP Air Portugal.
Os primeiros 174 passageiros da retomada vivenciaram uma experiência singular no voo com a degustação de espumantes da serra gaúcha, quebrando a tradição da TAP de só ofertar vinhos portugueses a bordo. Na chegada ao Rio Grande do Sul, foram recebidos pela Setur com uma bolsa de boas-vindas contendo cuias, erva-mate, pedras preciosas e água benta das Missões.
Para o secretário de turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, o país lusitano se configura em um mercado estratégico para o estado, através dos fortes laços culturais e da possibilidade de se realizar uma campanha ativa voltada aos 400 anos das Missões Jesuíticas na missioneira (noroeste gaúcho).
“A retomada desse voo direto é um grande avanço para o turismo e a economia do Rio Grande do Sul. Essa conexão facilita a vinda de turistas europeus, especialmente portugueses, que têm forte laço cultural e histórico com nosso estado. Além disso, abre novas oportunidades para negócios, intercâmbio acadêmico e o fortalecimento do setor aéreo”, afirmou.
O trecho Porto Alegre-Lisboa tem uma duração de aproximadamente 11 horas, sendo uma das operações mais longas da companhia aérea portuguesa. As viagens serão realizadas na aeronave A330-900 neo - que possui capacidade total para 298 passageiros - às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa às 13h05. No sentido contrário, os voos saem do Rio Grande do Sul às 21h55. O primeiro voo da retomada saindo do estado gaúcho partiu na madrugada desta quarta-feira, dia 2.
A TAP completa, neste ano, 14 anos de operação em Porto Alegre, conectando a capital gaúcha a Lisboa com três frequências semanais.
Jornalistas portugueses viajam por uma semana pelo Rio Grande do Sul
O voo de retomada entre Porto Alegre e Lisboa também trouxe, entre os passageiros, oito jornalistas portugueses de veículos de comunicação de Portugal para conhecerem as belezas, atrativos e culinária do Rio Grande do Sul.
Ao longo de uma semana, eles passarão pela Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Vale do Taquari, fortemente associado ao turismo religioso.
Texto: Ascom Secretaria de Turismo RS
Foto: Caio Lorena/Ascom Setur