Bah! Negócios no incentivo às práticas ESG no turismo

FOTO FESTURIS

Criar conscientização sobre práticas sustentáveis no turismo é a proposta da Bah! Negócios, de Porto Alegre, no Espaço Green Experience, no 35º Festuris, que ocorre de 9 a 12 de novembro, no Serra Park, em Gramado. Curadora do espaço, a Bah! Negócios é uma empresa de consultoria, que tem como foco a integração de princípios sustentáveis nas áreas fundamentais das operações empresariais. “Nossa atuação se destaca por proporcionar consultoria personalizada e treinamentos inovadores, direcionados a moldar um futuro empresarial sustentável e eficiente”, explica Rossana Parizotto, uma das idealizadoras da empresa comandada, também, por Ana Lígia Espuny e Andrea Hermes. O nome “Bah!” transcende o mero termo gaúcho. “Para nós, ela personifica os benefícios ambientais e humanizados que a nossa empresa se dedica a oferecer”, frisa Ana Ligia.

A proposta da Bah Negócios para o espaço Green Experience dentro do Festuris é criar conscientização sobre práticas sustentáveis no turismo por meio de informações visuais e materiais informativos. Segundo elas, o propósito é criar no Festuris um ambiente que promova a sustentabilidade em sua totalidade, abraçando os três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental. “O objetivo é catalisar iniciativas que possam ser replicadas em todo o setor de turismo, com um foco especial na adoção do ESG (Environmental, Social and Governance) como uma ferramenta impulsionadora para o desenvolvimento sustentável do turismo”, acrescenta Andréa Hermes.

Palestras, workshops práticos e cases de sucesso

A Bah Negócios pretende desmistificar o tema ESG no contexto do segmento de turismo. Uma das metas é torná-lo acessível e compreensível dentro do setor de turismo. Isso será alcançado através de um conjunto de estratégias, como palestras informativas, workshops práticos, compartilhamento de melhores práticas e cases de sucesso relacionados ao ESG no turismo. A ideia é não apenas informar, mas também inspirar os profissionais do setor a adotarem práticas mais sustentáveis em suas operações.

Segundo as sócias da Bah! Negócios, a prática ESG tem encontrado uma boa aceitação no setor de turismo, à medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade aumenta globalmente. Diversos segmentos dentro do turismo estão abraçando essa abordagem. Mas atividades como ecoturismo, turismo de natureza e hospitalidade têm mostrado uma maior predisposição para a adoção de práticas ESG, uma vez que a ligação entre suas operações e o meio ambiente é mais direta. “No entanto, a tendência é que essa mentalidade sustentável se estenda cada vez mais para outras áreas do turismo à medida que a conscientização cresce”, afirma Rossana.

INFORMAÇÕES SOBRE AS SÓCIAS

Rossana Parizotto - Uma das idealizadoras da Bah! Negócios. Com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos, nos últimos 5 anos ela direcionou seu foco para práticas sustentáveis e responsabilidade social corporativa. Sua expertise em RH, juntamente com sua paixão por soluções sustentáveis, a torna uma peça-chave na condução de estratégias de negócios que promovem relações humanas, preservação ambiental, valor social, endomarketing e comunicação corporativa. Com Rossana liderando, a Bah! Negócios oferece uma abordagem única, conectando gestão de RH, sustentabilidade e comunicação corporativa para impulsionar mudanças transformadoras nos negócios. Sua trajetória inclui um Doutorado em Administração pela Unisinos, bem como um Mestrado em Administração e  Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UPF.

Ana Lígia Espuny - Uma das idealizadoras por trás da Bah! Negócios. Com 12 anos de serviço público estadual no Rio Grande do Sul, nos Poderes Legislativo, Executivo e Ministério Público, ela é uma expert em Marketing Institucional. Sua expertise e experiência permitem que ela desenvolva estratégias de impacto, promovendo relações mais humanas e sustentáveis. Como idealizadora, Ana Ligia desempenha um papel fundamental na visibilidade e reputação das empresas, conectando-as a práticas sustentáveis e valores éticos. Sua paixão pela criação de impacto positivo se reflete em cada projeto da Bah! Negócios. Sua trajetória inclui Mestrado em Administração pela Unisinos, bem como é Doutoranda em Administração pela PUC/RS e Graduada em Administração.

Andrea Hermes - Uma das mentes criativas por trás da Bah! Negócios. Com 4 anos de experiência em consultoria de sustentabilidade e licitações sustentáveis, ela possui expertise em integrar práticas sustentáveis em diversos setores. Andrea é reconhecida por sua habilidade em desenvolver soluções inovadoras e viáveis, alinhando os objetivos de negócio com a responsabilidade social e ambiental, incluindo critérios sustentáveis em processos licitatórios. Sua paixão pela sustentabilidade e compromisso com excelência são evidentes em cada projeto liderado por ela na Bah! Negócios. Sua trajetória inclui Mestrado em Administração pela Unisinos, Graduada em Direito e Graduada em Administração.