O ano de 2023 foi histórico para o turismo de negócios no Brasil e comprova as projeções da Associação Global de Viagens de Negócios na ascensão do “Bleisure Travel”, novo modelo híbrido de viagem que combina “leisure travel” (viagem de lazer) com “business travel” (viagem de negócios) e que reflete especialmente em modelos focados em proporcionar experiências, serviços de qualidade e praticidade aos hóspedes. Em Santa Catarina, um dos estabelecimentos que sentiu os reflexos dos números positivos do turismo de negócios foi o Villa d´Ozio, hotel de luxo à beira mar no litoral norte de Santa Catarina, que projeta para 2024 crescimento de 20% na ocupação com a demanda de hóspedes do segmento.
Apenas o setor de turismo de negócios no Brasil encerrou o ano com arrecadação de R$ 13,5 bilhões, o que representa 20% a mais do que o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). O aumento do tempo de permanência para 2,72 noites foi um dos aspectos observados, sendo que em 2019 o tempo médio era de 2,59.
“Antigamente grandes redes de hotéis com modelos práticos e rápidos eram mais procuradas para esse tipo de turismo. O comportamento dos trabalhadores mudou e o “Bleisure Travel” entrou em cena. O Villa d´Ozio, por exemplo, é um hotel focado em quiet tourism, são poucas unidades habitacionais para que as pessoas possam desconectar e aproveitar ao máximo o descanso com experiências e detalhes como um passeio na praia, gastronomia artesanal, leitura com vista para a natureza e assim por diante. Isso é o que atualmente é considerado luxo. Esse é o desejo de muitos executivos de negócios, um descanso de qualidade o que reflete na produtividade. Também percebemos que empresas vêm investindo cada vez mais nesse modelo aos colaboradores já que favorece e estimula as atividades. Muitos, inclusive, acabam estendendo a viagem, o que demonstra também o aumento da permanência nas pesquisas”, explica.
“Além de estar em frente ao mar de uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia Brava, de Itajaí/SC, o hotel traz a vantagem da localização, próximo a grandes centros de negócios, como é o caso da indústria de Itajaí, que é referência nacional, além da cidade ser o principal polo importador do país. Outro impulso para a região se destacar no turismo de negócios foi a inauguração do Expocentro Júlio Tedesco, na cidade vizinha de Balneário Camboriú, que tem atraído grandes eventos para a região”, complementa Ronaldo. Desde que foi inaugurado, em 2022, o Expocentro já recebeu mais de 100 eventos e atraiu cerca de 350 mil pessoas.
Segundo Ronaldo, o principal motivo apontado pelos hóspedes do turismo de negócios para a escolha do Villa d´Ozio é a privacidade e a oportunidade de ter momentos de relaxamento. “Por ser um hotel ao estilo “boutique”, com apenas 25 apartamentos, oferecemos um serviço privativo e exclusivo que tem atraído executivos do Brasil inteiro, além de atendimento personalizado e facilidade no check in. No último ano recebemos CEOs de grandes empresas e eles são unânimes em falar que escolhem o Villa d´Ozio para poder descansar entre tantos compromissos e com isso otimizar o tempo e reorganizar as suas agendas”, explica.
A gastronomia do Villa d´Ozio é outro destaque que tem atraído esse perfil de público. Com menu assinado pelo chef Jean Carlos, o restaurante conta com opções 100% artesanais, inspiradas na cozinha mediterrânea e referências italianas mas que, ao mesmo tempo, trazem a história da colonização catarinense, com carnes nobres, frutos do mar e também pratos vegetarianos. O café da manhã, servido em 3 passos, tem frutas da estação selecionadas acompanhadas de mel e iogurte natural, granola especial preparada artesanalmente na cozinha do hotel, além de bolos e pães de fermentação natural, com frios selecionados e opções de ovos mexidos, poché e omeletes.
Entre as comodidades oferecidas aos hóspedes, destaque para apartamentos com hidromassagem ou com vistas para a praia e jardins, piscina aquecida, área para banhos de sol, bar, lounge, área de spa e fitness, bicicletas para uso exclusivo, garagem e pontos de carregamento para carros elétricos, além de serviço de praia.
Eventos com empresariado brasileiro e internacional
No final de março, o hotel recebeu representantes do Ministério do Interior do Uruguai para debater, com o empresariado de Santa Catarina e Paraná, sobre os benefícios às empresas brasileiras para expansão ao Uruguai. Na ocasião, também foram apresentados os trâmites de segurança jurídica para o processo de internacionalização das empresas.
“Santa Catarina é um excelente estado brasileiro e, no momento, estamos nos aproximando com empresários que querem abrir suas empresas no Uruguai para assessorá-los e explicar a melhor forma, e a mais conveniente, para cada um deles. Além disso, a parceria do Uruguai com o Brasil já existe há muitos anos e nós queremos complementar os trabalhos e os negócios desenvolvidos aqui para irem ao Uruguai, com enfoque na economia do Mercosul, quando poderemos incrementar esse processo e fazer com que cresçam também em outros países desse Mercado Comum”, comenta Rodolfo Vecchiet, sócio da Nagy & Associates, com sede em Montevidéu, no Uruguai.
Para os próximos meses, o hotel já prevê novos encontros no mesmo formato.
Sobre o Villa d’Ozio
Com localização privilegiada, frente ao mar na badalada Praia Brava, em Santa Catarina, o Villa d’Ozio atende aos padrões da hotelaria internacional. Inaugurado em 2021, o hotel ao estilo boutique traz o aconchego de uma elegante “casa de praia”. Privativo, ideal para descanso, momentos a dois e contato com a natureza, é dedicado apenas para adultos. São 25 apartamentos, alguns com hidromassagem e outros com vista para a praia e jardins. Destaca a identidade catarinense e a colonização europeia por meio do aconchegante e sofisticado projeto arquitetônico e design de interiores de renomados escritórios e artistas brasileiros. Também oferece periodicamente eventos intimistas e experiências gastronômicas 100% artesanais, feitas no próprio restaurante, abertas ao público.
Mais informações: https://villadozio.com.br/
Crédito: Divulgação