(conteúdo)

Companhias retomam venda de passagens para o Aeroporto Salgado Filho

As companhias aéreas do país foram autorizadas a reiniciarem com as vendas de passagens aéreas para voos com destino ao Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre

As companhias aéreas do país foram autorizadas a reiniciarem com as vendas de passagens aéreas para voos com destino ao Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Azul, Gol e Latam já retomaram as vendas. A operação da Pista de Pousos e Decolagens do aeroporto está marcada para o dia 21 de outubro, com a oferta de 128 voos diários, o equivalente a 900 operações semanais e 3 mil voos por mês. O anúncio foi reverberado pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

128 voos por dia significam 70% da capacidade do Salgado Filho e vai ocorrer somente das 8hàs 22h. A operação plena, em 100%, deve ocorrer no dia 16 de dezembro. Quando o Salgado Filho reabrir a pista, a Base Aérea de Canoas deixará de receber voos comerciais/domésticos.

A pista ficou submersa por 23 dias, fato inédito na aviação mundial e que demandou a análise rigorosa dos danos causados pelas águas. Então, pela complexidade, o projeto de recuperação da pista foi dividido em três fases. A primeira, que focou na limpeza e avaliação de danos, já foi concluída.

A fase dois está em andamento. Esta etapa é a recuperação das áreas necessárias para retomada da operação efetiva de pousos e decolagens e abrange repavimentação de uma parte da pista principal.

A fase 3iniciará em outubro, nas áreas em que não houver a movimentação de aeronaves. Assim, não haverá interferência na operação de pousos e decolagens do aeroporto. Também será feita a fresagem do pavimento, preparando-o para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível

AZUL –Ao reabrir a pista de pousos e decolagens do Salgado Filho, a Azul pretende ofertar 60 voos diariamente. A projeção é possibilitar ligações com Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além de linhas regionais para as cidades de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana e Santo Ângelo.

GOL –Inicialmente serão disponibilizados 20 voos por dia, com destino a Congonhas, Guarulhos e Galeão (RJ). A partir de 27 de outubro, a oferta será ampliada para34 voos/dia, incluindo a capital federal entre os destinos. Em 16 de dezembro, serão 40 decolagens por dia.

LATAM –A Latam anunciou nesta segunda-feira (12), a retomada nas vendas dos bilhetes aéreos para o Salgado Filho. A operadora planeja iniciar em 21 de outubro com 10 voos diários contemplando três destinos: Congonhas, Guarulhos e Brasília. Em 27 de outubro haverá ampliação da oferta para 15 a 17 voos/dia, contemplando também Curitiba e Rio de Janeiro (Galeão). Em 16 de dezembro, a Latam passará a oferecer de 20a 22 voos diários para estes cinco destinos. Antes da enchente eram operados 23voos para oito destinos.

Crédito da Foto: Fraport Brasil/Divulgação

(Continue sua leitura)