Reconhecido mundialmente pelo alto padrão de excelência e pela expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga, detentor das marcas Casa Valduga, Casa Madeira, Brewine Leopoldina, Vinotage, Domno Wines e Ponto Nero, fechou o primeiro semestre de 2024 com 176 novos reconhecimentos em vinhos, espumantes e cervejas.
Com sede no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, a Famiglia Valduga foi destaque no recente concurso Citadelles Du Vin, realizado em Bordeaux, na França, onde conquistou cinco medalhas de ouro para os rótulos Ponto Nero Cult Brut Branco; Ponto Nero Cult Nature; Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewurztraminer; Casa Valduga Terroir Exclusivo Riesling Renano e Casa Valduga 130 Brut Magnum. Nessa ocasião, o Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewurztraminer ainda recebeu a distinção “Especial Brasil”.
Patrocinado pela Organization Internationale de la Vigne et du Vin (OIV) desde a sua criação (em 2000), Citadelles Du Vin é membro VINOFED (Fédération des Grands Concours Internationaux Vins et Spiritueux) há 10 anos, sendo esta a primeira competição a ingressar nesta federação. Com este duplo credenciamento, o concurso conta com representante de ambas as organizações verificando o cumprimento das regras, além de um corpo de jurados composto por profissionais experientes do mundo do vinho, entre franceses e estrangeiros.
AS PONTUAÇÕES
A Casa Valduga foi a líder no volume de reconhecimentos da Famiglia Valduga nesses seis primeiros meses de 2024, contabilizando 46 premiações. Entre os rótulos premiados destacaram-se o Terroir Exclusivo Gewurztraminer no Bacchus (Grande Ouro) e o 130 Blanc de Noir no Guia Descorchados (94 pontos).
Apenas Ponto Nero somou 26 medalhas este ano, sendo o reconhecimento principal ao Ponto Nero Cult Nature, considerado o Melhor Charmat do Brasil no Guia Descorchados (92 pontos). Neste ranking, o Ponto Nero Celebration Glera ainda foi apontado como “Espumante Revelação” e configurou entre os “Melhores Charmat”.
A importadora do Grupo, Domno Wines, teve outras 88 medalhas com rótulos do seu portfólio, inclusive com reconhecimentos de renomados críticos de vinhos, como James Suckling e Tim Atkin. O vinho Cerro Del Toro Alquimia Corte Único foi eleito o “Melhor Blend Branco” pelo Guia Descorchados do Uruguai (94 pontos) e o Ruca Malen Capítulo Tres Malbec Infuso está na lista de “Melhores LOS ARBOLES” no Descorchados da Argentina (96 pontos).
Eduardo Valduga, que também é enólogo, está à frente das marcas do Grupo
Mas as premiações não foram apenas para vinhos e espumantes do Grupo. A cervejaria Brewine Leopoldina teve 16 novas premiações. A mais emblemática de 2024 é para a novata Brewine Leopoldina Italian Grape Ale Sauvignon Blanc, que chegou ao mercado nesse ano com medalha de ouro (99 pontos) e o título de “Melhor do Brasil” no 12º Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau (SC).
Para Eduardo Valduga, enólogo e diretor do Grupo Famiglia Valduga, a empresa tem evoluído e inovado constantemente ao longo das décadas, mas sem perder a essência de zelar pelos produtos, consumidores e colaboradores. “O montante que temos de reconhecimentos demonstra que estamos no caminho certo. É com imensa alegria que contabilizamos 176 medalhas às nossas marcas apenas este ano. Esta é a melhor chancela para toda a nossa Famiglia, formada por colaboradores, parceiros de negócios, distribuidores e, principalmente, consumidores. É desta forma que estamos construindo um legado e dando a devida visibilidade à qualidade do produto nacional”, afirma o executivo.
AS MARCAS PREMIADAS DO GRUPO
Listada entre as principais vinícolas do país, a Casa Valduga tem um portfólio seleto de vinhos e espumantes elaborados a partir do método champenoise (também conhecido como “tradicional. A vinícola conta ainda com a maior cave de espumantes das Américas e foi a primeira a desenvolver o enoturismo na região de Bento Gonçalves, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga, em 1992.
Responsável por unir o melhor dos mundos enológico e cervejeiro, a Brewine Leopoldina conta com cervejas especiais, transformando-as em experiências únicas.
Com a elaboração de espumantes leves e descomplicados, via método charmat, está a Ponto Nero, marca reconhecida pelos rótulos com design moderno e que carregam frescor e versatilidade de apreciação. Em 2020, a Ponto Nero inova e destaca a sua característica disruptiva com o lançamento de Becas, brand de vinhos frisantes em lata e garrafa nas variações Joy Blanc, Fun Rosé e Sweet Moscato.
Levam também o selo Famiglia Valduga os rótulos comercializados pela Domno Wines, importadora que emprega uma curadoria especialíssima para trazer vinícolas parceiras ao Brasil e que tenham valores convergentes com os do Grupo, como o cuidado na produção da matéria-prima, a aplicação das mais inovadoras técnicas de vinificação e a valorização do relacionamento. Fundada em 2008, em Garibaldi, a Domno Wines tem 57 vinícolas no portfólio — de nove países — e mais de 350 rótulos, incluindo exemplares premiados e únicos.