O Sul de Santa Catarina deu um passo estratégico para fortalecer o turismo regional com o lançamento oficial do Integratur, plataforma criada para conectar destinos, empreendedores, roteiros e experiências das cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) formada por Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso, Urussanga.
O evento ocorreu no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO) na última sexta-feira (15), e reuniu lideranças políticas, representantes do trade turístico, agentes de viagens, empreendedores e especialistas nacionais do setor.
Desenvolvido pela Unesc em parceria com a Amrec, o programa nasce com a proposta de consolidar a Região Carbonífera como um destino turístico integrado, competitivo e alinhado às novas demandas do mercado nacional.
Turismo mais conectado e voltado à experiência
Um dos momentos centrais do Integratur foi o painel "A Era do Turismo", que trouxe especialistas nacionais para discutir os caminhos do setor diante das mudanças no comportamento dos viajantes.
Os painelistas foram Fernando Gusen, do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado; Conceição Junckes, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); e Marina Figueiredo, da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA).
Durante a explanação, Fernando Gusen reforçou que o fortalecimento do turismo depende da atuação conjunta entre municípios, empreendedores, operadoras e instituições. A avaliação apresentada no encontro é de que regiões organizadas de forma coletiva conseguem ampliar sua competitividade e aumentar a capacidade de atrair investimentos e visitantes.
“É muito importante construir de forma integrada entre os municípios e sintonizada entre a iniciativa privada e o poder público. E os ecossistemas do turismo devem atuar como parceiros, se o meu negócio não concede atender aquele visitante eu vou indicar quem consegue para esse visitante permanecer na região, todos devem estar focados no mesmo objetivo”, complementou.
Conceição Junckes destacou que o turismo brasileiro vive um movimento crescente de segmentação. Segundo ela, o mercado já conta com mais de 50 segmentos consolidados como, por exemplo, turismo gastronômico, religioso, rural, de aventura e corporativo. Para a especialista, os destinos precisam investir em experiências personalizadas e capazes de criar conexões emocionais com os visitantes.
Já a presidente executiva da BRAZTOA, Marina Figueiredo apresentou tendências que devem impulsionar o setor nos próximos anos. Entre elas estão sustentabilidade, valorização de experiências autênticas, uso intensivo de tecnologia e integração entre destinos turísticos. Ela endossou que o turista moderno busca cada vez mais vivências personalizadas e destinos preparados para oferecer praticidade, segurança e conexão entre diferentes atrativos.




