A empresa Alfa levou tecnologia avançada para o Espaço de Inovação durante a última edição do Festuris. Ao visitar o evento pela primeira vez, o proprietário Bruno Luz, que trabalha há mais de seis anos com realidade virtual, sempre foi apaixonado por conhecer o Festuris. "Nosso maior propósito era conseguir entrar na feira, nunca imaginamos que teríamos essa oportunidade", celebra.
Por meio de uma parceria com a Rossi e Zorzanello, o Alfa Realidade Virtual, empreendimento de Passo Fundo, coletou imagens durante o Festuris para mostrar o evento com um óculos de realidade virtual. A proposta é proporcionar uma experiência imersiva. "A gente materializa virtualmente, cria um vídeo cinemático e através disso a gente coloca dentro do óculos", conta um dos proprietários, Bruno Luz.
"A gente consegue imergir para dentro do lugar, diferente de um flyer, por exemplo. Temos um case do Espírito Santo que as pessoas, ao colocarem os óculos, vão diretamente para lá, podem ver as belezas naturais, praias e outras áreas destinadas a isso. É para a pessoa experienciar, se sentir dentro do lugar", complementa.
Para a Feira de Negócios, a empresa gravou todos os aspectos e setores de suma importância. "Captamos todo esse fervor dos negócios. No início do Meeting filmamos vários takes dos palestrantes, da entrada, vibração de todo mundo. Vamos criar um vídeo cinemático, com uma introdução", coloca.
A locução será feita através de Inteligência Artificial, narrando todo o propósito do Festuris. A gravação será em três idiomas, Português, Inglês e Espanhol. "Ela vai poder reviver esse dia, ele será eternizado. Ela vai botar óculos, sonorização 8D e vai conseguir entender todo o contexto. O objetivo final é comercializar a feira para os Estados e mundo inteiro, através da realidade virtual", explica.
O produto final deve ficar pronto nas próximas semanas e poderá ser vinculado ao site do Festuris, onde o visitante poderá fazer um tour virtual. "Mas nada se compara ao óculos, porque ele permite pegar toda a dinâmica dos olhos", lembra Bruno.
E as expectativas são altas para apresentar o produto audiovisual na próxima Feira de Negócios, em novembro de 2025. "Com certeza a ideia é retornar, esse vídeo será nossa vitrine", finaliza Luz.