(conteúdo)

LGBT+ Turismo Expo se consolida com 3ª edição realizada em São Paulo

Evento na capital paulista trouxe novidades, abordou importantes temas em seus painéis e se consolidou como maior evento B2B sobre Turismo LGBT+ na América Latina

A terceira edição da LGBT+ Turismo Expo realizada no Hotel Unique, em São Paulo, na última quinta-feira (25/07), reforçou a potência econômica que o Turismo LGBT+ representa mundo afora e reuniu mais de 900 profissionais do trade turístico de todo o Brasil. Com 72 expositores, 22 workshops e painéis que abordaram temas como Turismo de Luxo, Hospitalidade e Espiritualidade e Bem-Estar, o maior evento B2B da América Latina no segmento ainda contou com rodada de negócios e uma palestra com o especialista em comunicação e promoção turística americano Matt Skallerud. “Depois de dois anos no Rio de Janeiro, decidi trazer a Expo para São Paulo, maior polo brasileiro emissor de turistas e a receptividade não poderia ter sido melhor”, celebra Alex Bernardes, criador e diretor da LGBT+ Turismo Expo. “Reunimos agentes de viagens e operadores turísticos interessados em ampliar seus negócios, capacitando-se sobre destinos e produtos que investem no turista LGBT+ e que, a partir de agora, terão mais ferramentas e conhecimento para atender e vender melhor para esse público”, afirma Bernardes.

O evento conta com uma curadoria de expositores e marcas que atuam no segmento de Turismo LGBT+ o ano todo e não só em datas comemorativas, como o Mês do Orgulho. Destinos nacionais e internacionais, como Mato Grosso do Sul, Washington DC, Colômbia, Buenos Aires, Portugal e Pipa, no Rio Grande do Norte, são alguns exemplos. Para Bruno Wendling, diretor- presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, investir na atração, atendimento e retenção do turista LGBT+ faz parte das políticas públicas do estado. “Participamos da LGBT+ Turismo Expo desde sua primeira edição, em 2022, e temos certeza de que é o melhor evento para capacitar agentes e operadores turísticos sobre os interesses da comunidade LGBT+ quando se fala em viajar com acolhimento e segurança”, destaca Wendling. Desde que começaram a investir no Turismo LGBT+, o estado do Mato Grosso do Sul já viu o número de visitantes que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e outras identidades crescer ano a ano.

Uma das novidades da edição paulista, a Rodada de Negócios selecionou 14 renomadas empresas nacionais que trabalham o segmento LGBT+ profissionalmente e 14 operadoras de turismo brasileiras com o objetivo gerar oportunidade de vendas e parcerias entre expositores e participantes. Para Pedro Döhnert, gerente geral do Doral Guarujá, hotel-boutique localizado na Praia da Enseada, “essa novidade foi decisiva para confirmarmos nossa participação no evento”.

A LGBT+ Turismo Expo ainda promoveu debates importantes sobre temas que convergem entre si, como Turismo de Luxo e Hospitalidade. “Para estarmos preparados para receber a comunidade LGBTQIAPN+, primeiro precisamos, como empresa, estar preparados para acolher os funcionários que pertencem a ela. Se os funcionários não se sentirem representados e confortáveis em um ambiente que valorize a diversidade, provavelmente não estarão preparados para receber e atender adequadamente os clientes”, destacou Wellington Melo, Diretor Geral do Hotel Unique, durante o painel “Turismo LGBT+ e a convergência com o segmento de luxo”. A palestra de encerramento trouxe Matt Skallerud, especialista em marketing on-line LGBTQ+, que apresentou as melhores estratégias e técnicas para se comunicar com os consumidores LGBT+.

Esta terceira edição trouxe resultados positivos para para a LGBT+ Turismo Expo, que realizou um evento 30% maior que no ano passado em número de expositores e inscritos. “Conseguimos consolidar nossa Expo na maior cidade do país e atrair um público qualificado e interessado em gerar negócios. Sabemos que o Turismo LGBT+ cresce anualmente mais que o turismo em geral e estudos mostram que, em média, os viajantes LGBT+ gastam cerca de 30% a mais do que seus pares não-LGBT+. Por esses e outros motivos, queremos que os profissionais do trade turísticos estejam cada vez mais aptos e integrados a essa realidade, podendo diversificar seu mix de produtos e trazendo mais rentabilidade para seus negócios”, conclui Alex Bernardes.

A LGBT+ Turismo Expo 2024 contou com apresentação da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, patrocínio Master Nacional do Ministério do Turismo e Washington DC como patrocinador Master Internacional. Como patrocinadores Diamond: Visit Buenos Aires, Visit Portugal, R1 Soluções Audiovisuais, Hotel Unique e Procolombia; entre os patrocinadores Gold estão Chile, Setur São Luís, Setur Ceará, Preserve Pipa, Amazing Thailand, Setur Bahia, Visit Orlando, Empetur PE, Setur Ceará, Setur Rio Grande do Sul, Visit Miami, Rede Accor, Copa Airlines, KLM, Delta Airlines, New Orleans & Co e Setur Foz do Iguaçu. Na categoria Silver estão Adaaran Resorts, Orinter Tour&Travel, Xcaret Hotels, Los Cabos, Saint Petersburg Clearwater, Associação Comercial de Cairu (Morro de São Paulo), Tap Airlines, Visit Porto & Norte, Visit Britain, MH Tour, Visual Turismo, Turespanha, Andalucia, Pink Pellow, Live Acqua, Grand Fiesta Americana, Belotur, Beachcomber Hotels & Resorts, Hertz Rent a Car, Sandos, CC Hotels, Hotel Doral Guarujá, Mobility, Kissimmee, Royal Hotéis, Rentyl, Mar Ipanema Hotel, Velle Representações, Grande Hotel Araxá, Ipanema Inn, Hotel Arpoador, Grupo Marriott, Setur Paraty, Fenix Peru Operadora, Velle Representações, Puerto Vallarta, Magic Blue, Jalapeiros, Palm Beach,  Belotur, Hotel Glória de Caxambu, UAU Turismo, Rede Belmond e Turismo de Israel. A transportadora oficial do evento é a Transgala.


A LGBT+ Turismo Expo 2024 contou com os apoios institucionais do Visite São Paulo, Braztoa, IGLTA, Festuris, Befree Travelling, Inclusive Wine, BLTA, ABAV-AVIESP, Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Mona Espumante  e assessoria da B4Tcomm.

Sobre a LGBT+ Turismo Expo - A LGBT+ Turismo Expo tem como objetivo a capacitação dos profissionais do turismo por meio de palestras, workshops, debates, rodada de negócios e cases de sucesso, ajudando os agentes de viagens, operadores turísticos e hoteleiros a refletirem sobre a expansão da indústria e expandindo seu escopo de atuação para apoiar todo o trade no desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao turista LGBT+. Mais informações: www.lgbtmaisturismoexpo.com.br

(Continue sua leitura)