Pesquisa mostra o que o Festuris sempre acreditou: o turismo gaúcho é forte

As cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi são as que mais registraram crescimento no fluxo de turistas em 2022

As cidades de Pelotas, São Francisco de Paula e Garibaldi são as que mais registraram crescimento no fluxo de turistas em 2022, comparado com 2019, no Rio Grande do Sul. Este é um dos resultados da Pesquisa Análise de Fluxo Turístico 2022 realizada pelo Sebrae RS em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo.

O estudo mapeou o comportamento e traçou um perfil de pouco mais de 81 mil turistas que circularam por 22 municípios gaúchos. O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado, realizado há quase 35 anos em Gramado, contribuiu para o fortalecimento deste setor. “O Festuris nasceu em uma cidade do interior e num momento em que o turismo ainda não tinha a importância econômica de hoje”, afirma Marta Rossi, fundadora e CEO do Festuris. O CEO Eduardo Zorzanello, complementa que a pesquisa tem a assinatura e credibilidade da Secretaria de Turismo do Estado e Sebrae-RS, “que têm contribuído fortemente para que o setor se fortaleça cada vez mais”.

Marta Rossi pontua, ainda, que o crescimento vertiginoso do fluxo turístico em Pelotas (80,6%), São Francisco de Paula (80,3) e Garibaldi (22,6%) revelam que os municípios que investem na atração de turistas colhem resultados positivos.

"Hoje em dia, toda e qualquer tomada de decisão que vai impactar positivamente os negócios pode e deve ser feita com base em informações de valor e atualizadas", destaca a coordenadora dos projetos de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.

Para o secretário de Turismo do RS, Vilson Covatti, "temos que estimular o turismo de forma conjunta e sempre onde constata-se potencial para esse crescimento”.

DESTAQUES DA PESQUISA

Municípios participantes

Bento Gonçalves

Cambará do Sul

Canela

Caxias do Sul

Erechim

Garibaldi

Gramado

Lajeado

Nova Petrópolis

Novo Hamburgo

Passo Fundo

Pelotas

Porto Alegre

Rio Grande

Santa Cruz do Sul

Santa Maria

Santana do Livramento

Santo Ângelo

São Francisco de Paula

São Miguel das Missões

Torres

Uruguaiana


Foto Lago São Bernardo/São Francisco de Paula