Notícias/Blog

Blog Festuris

(conteúdo)

Projeto Hortênsia conclui primeira etapa com mais de 300 alunos envolvidos e plantio de 220 mudas em Gramado

Ao longo deste ano, a iniciativa visitou nove escolas do município, envolvendo mais de 300 alunos de 11 turmas

A primeira etapa do Projeto Hortênsia foi concluída com resultados que reforçam o compromisso de resgatar a relação da comunidade com a flor símbolo de Gramado. O balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2026, foi apresentado por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello durante encontro com os padrinhos e madrinhas do projeto, realizado na segunda-feira, dia 6 de julho.

Desde o início do ano, a iniciativa visitou nove escolas do município, envolvendo mais de 300 alunos de 11 turmas. Durante as atividades, foram plantadas mais de 220 mudas de hortênsias nos educandários e em praças próximas às instituições de ensino, promovendo momentos de aprendizado, conscientização ambiental e valorização da identidade cultural da cidade.

“O trabalho é voluntário, mas o legado é coletivo. Esse é o maior ganho, e é para isso que precisamos unir a comunidade para todos serem protagonistas. O projeto se tornou um movimento e precisa ser contínuo para recuperarmos a essência de Gramado”, destacou Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, empresa realizadora do Projeto Hortênsia.

A idealizadora da iniciativa e fundadora do Hotel Bavária, Beatriz Gehlen, de 88 anos, acompanhou com emoção o envolvimento das crianças nas ações. Para ela, o projeto representa uma oportunidade de despertar nas novas gerações o cuidado com a cidade.

“É uma coisa muito linda ver as crianças se envolvendo. Eles são o futuro e precisam aprender e estar motivados a cuidar da nossa cidade. Eu amo ver a nossa Gramado florida e aprendi a gostar disso dentro de casa, pois minha família sempre cultivou e gostou muito de flores. Com esse trabalho esperamos que as crianças ensinem seus pais a cultivarem e cuidarem da nossa flor símbolo”, afirmou Beatriz.

 

Dia da Hortênsia reforça aprendizado e pertencimento

7 de julho é o Dia da Hortênsia em Gramado, e a celebração deste dia também foi marcada por uma ação especial com alunos de duas turmas do Colégio Santos Dumont. O encontro promoveu plantio de mudas e uma conversa sobre o cultivo da espécie com o responsável pelo Horto Municipal, Márcio Potratz.

Durante a atividade, os estudantes aprenderam sobre a preparação das mudas, técnicas de plantio e os fatores relacionados ao solo que influenciam a coloração das flores. Márcio explicou as características que fazem com que as hortênsias apresentem diferentes tonalidades, com predominância dos tons azuis, além de exemplares brancos e rosados.

A chefe do Estado Maior do Comando Regional de Polícia Militar Hortênsias, major Claudia Maldaner, madrinha do Projeto Hortênsia, participou da visita e conversou com os estudantes sobre a importância da preservação da identidade local.

“É importante entender por que Gramado é o que é hoje, o cuidado com a imagem da cidade, o colorido das flores, das praças, o cuidado com o patrimônio e a educação é a base de qualquer sociedade. Por isso é lindo ver essa interação das crianças aprendendo a amar cada vez mais a nossa cidade”, enfatizou.

Também padrinho do projeto, o secretário de Agricultura de Gramado, Eliézer Lima, destacou que a iniciativa vai além do plantio das mudas. “Não é só plantar, é também o zelo, o cuidado e despertar o sentimento de pertencimento das coisas coletivas. Isso é um patrimônio e estamos em pleno trabalho de podas das hortênsias e plantio de novas mudas em várias partes da cidade. Essa união que vemos aqui fortalece esse resgate”, ressaltou.

Entre os participantes estavam as alunas Beatriz Batista da Silva e Cecília Adriely Chedre, ambas com 10 anos, que chegaram recentemente a Gramado — Beatriz vinda de Porto Alegre e Cecília de Balneário Camboriú. As estudantes já conheciam a hortênsia como símbolo da cidade e destacaram a importância da experiência vivenciada neste dia.

“Foi uma experiência incrível, tivemos um dia muito legal por tudo que aprendemos. Eu aprendi que é importante cuidar da flor símbolo para nossa cidade e que cada um de nós tem responsabilidade para Gramado ficar sempre linda e florida”, relatou Cecília.

 

Próxima etapa aproxima estudantes do setor turístico

Após o primeiro ciclo de visitas, em que realizadores e padrinhos foram até as escolas para promover atividades com os estudantes, o Projeto Hortênsia inicia uma nova fase: levar estes alunos até os empreendimentos parceiros para experiências pedagógicas.

A proposta é aproximar os jovens da realidade do turismo e mostrar, na prática, a importância do bem receber os visitantes e dos diferentes profissionais que fazem parte da hospitalidade de Gramado.

“A ideia agora é proporcionar que eles sejam acolhidos nos estabelecimentos para entenderem a importância do turismo para nossa cidade, a importância de receber bem o visitante, entender o papel do garçom para o restaurante e da camareira para o hotel. O propósito deste projeto não é formar mão de obra, o propósito é gerar nos jovens o valor do pertencimento para eles valorizarem a história e o desenvolvimento da nossa cidade. Agora essa é a tarefa dos padrinhos: a gente só vai ensinar hospitalidade se a gente receber eles com hospitalidade”, destacou Luciana Thomé, curadora do Projeto Hortênsia.

Depois desta etapa, o circuito de ações será retomado com novas escolas e mais estudantes serão envolvidos, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o movimento de valorização da hortênsia como símbolo de Gramado.

Texto e Fotos: Fernando Gusen | fernando@festurisgramado.com.br

(Continue sua leitura)