O Brasil segue em evidência no cenário turístico, impulsionado por um portfólio diverso de destinos e por ações estratégicas de qualificação do setor. Para 2026, Gramado (RS) está entre os destinos mais procurados pelos viajantes, consolidando sua posição como um dos principais polos turísticos do país, com forte apelo nacional e internacional.
O destaque do destino integra um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que analisou fatores como comportamento do viajante, desempenho comercial, conectividade aérea, ampliação e qualificação da oferta turística, além do reposicionamento de produtos e da consolidação de novas narrativas de experiência. Os dados refletem as principais tendências e oportunidades do mercado turístico brasileiro para este ano.
Além de sua infraestrutura, calendário de eventos e oferta qualificada de serviços, Gramado se diferencia por sediar o Festuris – Feira Internacional de Turismo, considerada uma das principais feiras do setor na América Latina. O evento é um dos grandes vetores de projeção do destino no mercado global, reunindo profissionais, marcas e destinos do Brasil e do exterior, além de fomentar negócios, conteúdo e tendências.
Em 2026, o Festuris chega à sua 38ª edição ininterrupta, reafirmando sua relevância para o desenvolvimento do turismo e para o posicionamento estratégico de Gramado no cenário internacional. Segundo Marta Rossi, CEO e criadora do Festuris, a feira tem papel fundamental na consolidação do destino e na qualificação do trade turístico.
“Desde que surgiu, o Festuris contribui de forma direta para inserir Gramado no cenário turístico nacional e internacional. Ao longo de quase quatro décadas, a feira tem estimulado o trade a buscar excelência em todas as entregas, com atenção especial à sustentabilidade, à inovação, à autenticidade e à hospitalidade. Nosso compromisso é fortalecer o setor por meio da qualificação e do olhar atento às transformações do mercado, e Gramado vem acompanhando estes detalhes e não à toa figura com frequência entre os destinos planejados e desejados pelo viajante”, destaca Marta.
No cenário nacional, além de Gramado (RS), o levantamento da Braztoa aponta destinos como Maceió (AL), reconhecida por suas praias e hospitalidade, além de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Porto de Galinhas (PE), Fortaleza (CE), Jericoacoara (CE), Fernando de Noronha (PE), Lençóis Maranhenses (MA) e Florianópolis (SC) entre os mais demandados para 2026.
Também estão em destaque destinos em processo de evolução turística, como Alter do Chão (PA), Bonito (MS), São Miguel dos Milagres (AL), São Miguel do Gostoso (RN) e Barreirinhas (MA), que consolidam novas narrativas de viagem baseadas na combinação entre natureza, cultura e experiências autênticas.
No mercado internacional, os destinos tradicionais seguem entre os preferidos dos brasileiros, com Orlando (EUA), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha), Santiago (Chile), Buenos Aires (Argentina), Paris (França), Roma (Itália), Punta Cana (República Dominicana), Cancún (México) e Tóquio (Japão) liderando as escolhas.
Texto: Comunicação Festuris
Foto: Cleiton Thiele/Divulgação
Legenda: Durante o verão, a cidade fica mais colorida com os tons azuis das hortênsias que embelezam ruas, praças e pontos turísticos




